Contabilidade – Balanço Patrimonial

Balanço Ambiental, caixa, Gestão Patrimonial, Plano de Contas, Razonetes Add comments



A contabilidade é um instrumento que visa auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisões. Para além disso, a contabilidade tem também as funções de controlo patrimonial e de apuramento dos resultados da empresa.

Relativamente ao controlo patrimonial, através da contabilidade, são registados os dados nas diversas contas, de acordo com o sistema contabilístico em vigor. Posteriormente, são elaboradas demonstrações e relatórios. Em geral, são também calculados vários indicadores ou índices tendo como objectivo apurar e interpretar a saúde financeira da empresa.

O balanço patrimonial é uma demonstração que evidencia todo o património de uma empresa ou entidade num dado momento, sendo elaborado e apresentado, normalmente, no final do ano. Este documento evidencia qual a situação da empresa ou entidade em termos de bens, direitos e obrigações numa determinado momento.

O balanço patrimonial recorre à contabilidade e é uma demonstração contabilística que visa mostrar, qualitativa e quantitativamente, a posição financeira e patrimonial da empresa ou entidade, num dado momento. Trata-se, portanto, de uma posição estática da empresa.

A fim de permitir uma mais fácil leitura e interpretação do balanço patrimonial, o conjunto de bens e direitos é designado de Activo e o conjunto de obrigações, exigibilidades e deveres da empresa ou entidade é designado de Passivo. Normalmente, o Activo fica do lado esquerdo da demonstração e o Passivo fica do lado direito, podendo em alguns casos de falta de espaço, ficar em baixo.

O património líquido resulta da diferença entre os Activos e os Passivos, representando também os valores que os sócios ou accionistas detêm na empresa.

Leave a Reply

© 2014 Portal do Balanço Patrimonial - Privacy Policy - Sitemap
-
Entries RSS Comments RSS Log in